Ursula von der Leyen apresenta nova equipa da Comissão Europeia
Menos mulheres, mais vice-presidências executivas
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou esta quarta-feira a sua nova equipa, composta por 26 comissários, menos dois do que a anterior Comissão Juncker. A equipa conta agora com 13 mulheres e 13 homens.
Entre as novidades desta nova Comissão destaca-se a criação de oito vice-presidências executivas, que terão a seu cargo a coordenação de várias pastas. Estas vice-presidências serão ocupadas por Margrethe Vestager (Concorrência e Europa para uma Era Digital), Valdis Dombrovskis (Uma Economia ao Serviço das Pessoas), Frans Timmermans (Pacto Ecológico Europeu), Věra Jourová (Valores e Transparência), Josep Borrell (Uma Europa Mais Forte no Mundo), Margaritis Schinas (Proteger o Modo de Vida Europeu), Dubravka Šuica (Democracia e Demografia) e Maroš Šefčovič (Relações Interinstitucionais e Prospetiva).
Esta é a primeira vez que a Comissão Europeia terá vice-presidentes executivos, uma medida que visa tornar a Comissão mais eficiente e eficaz. Os vice-presidentes executivos terão um papel fundamental na definição da agenda política da Comissão e na coordenação do trabalho das diferentes pastas.
Outra novidade desta nova Comissão é a criação de uma pasta específica para a Igualdade, que será ocupada pela comissária Helena Dalli. Esta pasta terá a seu cargo a promoção da igualdade de género, a luta contra a discriminação e a promoção dos direitos das pessoas LGBTI.
A nova Comissão Europeia entrará em funções a 1 de novembro de 2019, após a aprovação pelo Parlamento Europeu.
Komentar